The role of ion homeostasis in adaptation and tolerance to acetic acid stress in yeasts

O ácido acético é um muito importante inibidor do crescimento de células de levedura em ambientes industriais e um determinante chave da colonização do hospedeiro por leveduras patogénicas. Apesar da importância que tem a compreensão dos mecanismos subjacentes à resposta e tolerância das leveduras ao ácido acético e dos numerosos estudos dedicados ao tema, o papel dos fluxos iónicos e sua regulação é subestimado na literatura científica, apesar de ser crucial para a eficaz adaptação e tolerância das leveduras ao stress por ácido acético. Um artigo de revisão, publicado recentemente na revista FEMS Yeast Research, oferece uma visão abrangente dos mecanismos que governam a homeostase iónica no contexto da toxicidade, adaptação e tolerância ao ácido acético em espécies de Saccharomyces cerevisiae e não-Saccharomyces de relevância clínica e biotecnológica. Esta nova publicação do iBB-BSRG tem como primeiro autor o aluno de doutoramento Miguel Antunes do programa de doutoramento em Biotecnologia e Biociências do Departamento de Bioengenharia do  Instituto Superior Técnico e do programa doutoral FCT BIOTECnico - e como autor correspondente o seu orientador de tese, Professora Isabel Sá-Correia. Ver mais.