Sobre o DBE
Sobre o DBE
O Departamento de BioEngenharia (DBE) foi fundado em 2011 e coordena as actividades de educação e investigação nas áreas de Engenharia Biológica, Engenharia Biomédica, Biotecnologia e Ciências Biológicas no Instituto Superior Técnico (IST), a escola de engenharia da Universidade de Lisboa (ULisboa).
Embora o DBE tenha apenas 10 anos de idade, tem uma reputação crescente de excelência que conta com um corpo docente a realizar investigação de ponta em campos que vão desde a concepção molecular de terapias de ADN até à biologia de sistemas. Os alumni do DBE estão hoje a remodelar a forma como as empresas operam em Portugal e em todo o Mundo!
O DBE está organizado em quatro Áreas Científicas Ciências Biológicas; Biomateriais, Nanotecnologias e Medicina Regenerativa; Sistemas Biomédicos e Biossinais; e Engenharia Biomolecular e de Bioprocessos. A Educação do DBE engloba uma ampla gama de atividades O DBE é responsável pela coordenação de vários Programas de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Engenharia Biológica, Engenharia Biomédica, Bioengenharia e Medicina Regenerativa, Bioengenharia e Nanosistemas, Biotecnologia, Microbiologia, e Engenharia Farmacêutica. |
O DBE em números
35 Professores 11 Investigadores 6 Assistentes académicos | 2 Licenciaturas 6 Mestrados 4 Programas Doutorais | 540 alunos 1º ciclo 430 alunos 2º ciclo 100 alunos 3º ciclo |
A nossa Missão
A missão do DBE é a formação avançada de recursos humanos no âmbito dos princípios e métodos da bioengenharia, bem como a sua tradução em novos produtos, processos e serviços que possam contribuir para a sustentabilidade desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da nossa sociedade. O DBE visa dar maior visibilidade à bioengenharia no Técnico, reforçando o sua papel pioneiro e de liderança nesta área, bem como liderar a sua estratégia de expansão. Além disso, o DBE tem como objectivo alcançar o reconhecimento internacional como um dos departamentos académicos de topo em bioengenharia na Europa, sediado sobre os seus índices de produtividade científica, tradução industrial e capacidade de atrair estudantes internacionais de topo.
Instalações
Campus Alameda
O campus da Alameda situa-se numa das zonas mais centrais de Lisboa, beneficiando da rede pública de transportes, o que facilita a mobilidade para todas as zonas da cidade. Na sua proximidade encontram-se inúmeros espaços comerciais, de lazer, cultura, entretenimento e desporto.
Campus Taguspark
Este moderno campus, inaugurado em 2000, situa-se no concelho de Oeiras e está inserido no Taguspark – Parque de Ciência e Tecnologia, um dos mais importantes polos tecnológicos do país, sobretudo na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Parceiros
Tendo em conta a natureza intrinsecamente interdisciplinar da Bioengenharia, o DBE também tem colaborações bem estabelecidas com outros departamentos do Técnico e com outras escolas da ULisboa, particularmente a Faculdade de Medicina (coordenação conjunta do Programa de Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e do Mestrado em Microbiologia), a Faculdade de Farmácia (coordenação conjunta de o Programa de Mestrado em Engenharia Farmacêutica) e a Faculdade de Medicina Veterinária e Faculdade de Ciências (coordenação conjunta do Programa de Mestrado de Microbiologia).