Nanofibras bioativas incorporando partículas de matriz extracelular descelularizada para novas estratégias de regeneração do tecido periodontal

Os tratamentos reconstrutivos atuais para defeitos ósseos alveolares relacionados com a periodontite baseiam-se no uso de enxertos ósseos com eficácia e previsibilidade limitadas. Deste modo, novas estratégias de engenharia de tecidos (TE) combinando matriz extracelular descelularizada derivada de células (dECM) com polímeros sintéticos para fabricar estruturas biomiméticas com propriedades mecânicas adequadas e biofuncionalidade aprimorada são altamente promissoras para melhorar os resultados clínicos. Num artigo recentemente publicado no jornal ACS Applied Nano Materials, investigadores do SCERG-iBB, em colaboração com colegas do CDRSP-Politécnico de Leiria, desenvolveram estruturas nanofibrosas de policaprolactona/quitosano (PCL/CTS) incorporando dECM derivada de células estaminais humanas isoladas do ligamento periodontal. Os novos scaffolds PCL/CTS/ECM foram caracterizados em termos de suas propriedades estruturais, físico-químicas, térmicas, mecânicas e de biodegradação in vitro e foram capazes de melhorar significativamente a proliferação e diferenciação osteogênica de hPDLSCs, comprovando seu potencial para estratégias de TE periodontais, particularmente para regeneração óssea alveolar.
Este estudo foi desenvolvido no âmbito da tese de mestrado em Engenharia Biomédica da aluna Mafalda Santos, orientada pelos investigadores do SCERG-iBB Dr. João Silva e Dr. Marta Carvalho. O trabalho foi suportado pelo projeto FCT “DentalBioMatrix” (PTDC/BTM-MAT/3538/2020). Ver mais.