Engenharia Biomolecular e de Bioprocessos
Engenharia Biomolecular e de Bioprocessos
Esta área científica visa o desenvolvimento de processos biológicos para obter produtos de valor acrescentado com potenciais aplicações em áreas-chave como a farmacêutica, alimentar, cosmética e química fina, bem como na produção e processamento de biocombustíveis e no controlo da poluição e dos efluentes. Esta área abrange Tecnologias Biológicas, incluindo Biocatálise, Fermentação, Reactores Biológicos, Separação de Processos e Purificação de Biomoleculas, Monitorização e Controlo de Bioprocessos, e Engenharia de Biosistemas.
A Engenharia Biomolecular e de Bioprocessos está dividida em duas sub-áreas:
i) Engenharia Biomolecular: engenharia de proteínas, engenharia de ácidos nucleicos, engenharia enzimática, biocatálise e biotransformações, reconhecimento biomolecular;
ii) Engenharia de bioprocessos: bioreactor, processos de bioseparação e purificação, engenharia de projectos, engenharia de biosistemas, engenharia farmacêutica, engenharia alimentar, bioenergia, biotecnologia ambiental.
Objetivos
- Produção, purificação e estabilização de proteínas/enzimas; e
- "Design" de processos melhorados de bioconversão de substratos e resíduos para obter compostos com elevado valor acrescentado.
Educação e Investigação
A área científica de Engenharia Biomolecular e de Bioprocessos está profundamente envolvida na formação universitária em Biotecnologia e Engenharia Biológica, bem como na formação avançada de doutoramento e pós-doutoramento na área. Os estudantes, a todos os níveis, têm a oportunidade de participar activamente na formação em investigação nos laboratórios do BioEngineering Research Group do Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB).