Stimuli-responsive gyroid scaffolds: hierarchical architecture and electric stimulation promote bone regeneration

Num estudo recente liderado pela Universidade Federal de São Carlos (Brasil) e pelo CENIMAT/i3N - NOVA School of Science and Technology, os investigadores do SCERG-iBB Frederico Barbosa e João Carlos Silva participaram na validação biológica de novos scaffolds hierarquicos com estrutura giroidal sensíveis a estímulos como uma plataforma promissora para aplicações em engenharia de tecidos ósseos.

Os resultados deste trabalho, recentemente publicados na revista Materials Today, demonstram claramente que o scaffold hierárquico gera campos elétricos em resposta a estímulos mecânicos, promovendo o alinhamento do citoesqueleto e a diferenciação osteogénica de células estaminais/estromais mesenquimatosas derivadas da medula óssea humana (hBMSCs).

Além disso, ao modular a porosidade do scaffold e a intensidade da estimulação por ultrassons, foi possível potenciar ainda mais a atividade metabólica das células, a expressão de genes osteogénicos e a mineralização – processos fundamentais para uma regeneração óssea mais eficaz. Ver mais.