Microrganismos celebrados no Técnico com atividades para a comunidade

Dia Internacional do Microrganismo assinalado no campus Alameda com experiências, palestras e atividades interativas.

Com “passaportes científicos” na mão, visitantes de todas as idades percorreram, a 17 de setembro, as estações da “Rota da Microbiologia” no Jardim de Química do campus Alameda do Instituto Superior Técnico. Cada desafio concluído acrescentava uma nova marca ao passaporte e revelava diferentes papéis desempenhados pelos microrganismos, desde a saúde à indústria, da alimentação aos ecossistemas.

O evento assinalou o Dia Internacional do Microrganismo, que recorda a primeira observação registada de organismos unicelulares por Anton van Leeuwenhoek, em 1683. “É uma oportunidade para mostrar à comunidade como estes organismos invisíveis moldam a vida no planeta e podem ser aliados em áreas tão diversas como a saúde, a energia ou o ambiente”, destacou Joana Feliciano, do Técnico na área da bioengenharia.

No espaço dinamizado por investigadores do Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB), o ambiente ganhava intensidade com frascos de leveduras usadas na produção de vinho. Ao destapar o recipiente com a levedura “brettanomyces” – conhecida como ‘brett’ – o odor libertado, descrito como “suor de cavalo”, provocou reações imediatas entre os participantes, que franziram o nariz perante a experiência sensorial. 

Em frente, os visitantes encontraram frascos com culturas de leveduras isoladas de microalgas, desafiando-os a identificar a correspondência correta pelas cores. A atividade combinava observação e dedução: “Isto é mais difícil do que se parece”, ouvia-se enquanto os estudantes tentavam encontrar a correspondência certa entre a diversidade de leveduras expostas. Ver mais.