Nobel da Medicina 2024 – um comentário de docente do DBE

O Prémio Nobel da Medicina de 2024 foi atribuído a Victor Ambros e Gary Ruvkun pela descoberta do microRNA, uma classe de moléculas de RNA (sigla inglesa para ácido ribonucleico) com um papel crucial na regulação de genes (o RNA é como que um passo intermédio entre a informação contida no DNA de uma célula e as proteínas que esta é capaz de produzir para o bom funcionamento do organismo).

No Instituto Superior Técnico, estão atualmente em curso vários projetos de investigação financiados na área do RNA. Um dos projetos tem como objetivos a identificação e caracterização das funções biológicas de RNAs não codificantes de um grupo de bactérias causadoras de infeções respiratórias em doentes com fibrose quística e o uso desse conhecimento para estabelecer novas abordagens terapêuticas. Outros exemplos de projetos do Técnico focados no RNA visam a otimização de técnicas de produção e purificação de RNA mensageiro para uso em vacinas, ou o desenvolvimento de novas moléculas de RNA com atividade fungicida.

Jorge Leitão, professor do Instituto Superior Técnico e investigador no Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB), esclarece algumas perguntas em torno do trabalho premiado este ano pelo Instituto Karolinska. Ver mais.