Investigar o efeito de neuromodulação sinérgica do treino bilateral de EMTr e das interfaces cérebro-computador VR em doentes com AVC crónico
Para recuperar a função motora após o AVC, os doentes são submetidos a reabilitação, normalmente envolvendo treino de movimentos repetitivos. Para aqueles que não têm movimento volitivo, surgiram novas abordagens baseadas em tecnologia que envolvem diretamente o sistema nervoso central, através de técnicas de neuromodulação, como a estimulação magnética transcraniana (TMS) e o neurofeedback de circuito fechado, como as interfaces cérebro-computador (BCIs). Isto pode ser aumentado através de feedback propriocetivo fornecido muitas vezes pela realidade virtual incorporada (VR).
Neste estudo, analisámos os sinais eletroencefalográficos (EEG) adquiridos de 10 doentes com mais de 4 meses de AVC durante uma intervenção longitudinal com EMT repetitiva seguida de treino VR-BCI. Todos os doentes melhoraram após o tratamento. Além disso, a frequência Alfa individual (IAF) do EEG mostrou uma correlação significativa com o desfecho clínico. Este estudo fornece evidências empíricas que apoiam a eficácia da ação conjunta da EMTr e da VR-BCI na melhoria da recuperação do doente. Sugere também uma relação entre o IAF e os resultados da reabilitação, que poderá servir potencialmente como um biomarcador recuperável para a recuperação do AVC. Ver mais.