Synthetic scaffolds functionalized with mesenchymal stem/stromal cells-derived extracellular matrix for bone tissue engineering: a review

A matriz extracelular descelularizada derivada de células (dECM), particularmente proveniente de células estaminais/estromais do mesênquima (MSCs), é um dos biomateriais mais promissores para a engenharia de tecidos ósseos (BTE), pois imita de forma muito aproximada a composição da matriz extracelular óssea nativa e fornece moléculas imunomoduladoras e tróficas que promovem a regeneração óssea. No entanto, as propriedades mecânicas da dECM são insuficientes, sendo necessária a sua combinação com polímeros sintéticos para melhorar a resistência e a integridade estrutural dos scaffolds, essencial para o suporte de tecidos duros como o osso.
Num artigo de revisão recentemente publicado na revista RSC Advances, os membros do SCERG-iBB, Margarida Domingues, Marta Carvalho, Paola Alberte e João Carlos Silva, discutiram o potencial dos scaffolds compósitos de MSC-dECM para BTE, incluindo scaffolds impressos em 3D, matrizes fibrosas fabricadas por electrospinning, hidrogéis e scaffolds metálicos. Os autores resumiram os estudos mais relevantes e descreveram como a incorporação de MSC-dECM melhora as propriedades osteocondutoras e osteoindutoras dos scaffolds, promovendo um aumento da formação óssea, tanto em contextos in vitro como in vivo. Por fim, o artigo aborda os desafios actuais e as direcções futuras para o avanço da aplicação de scaffolds funcionalizados com MSC-dECM rumo a estratégias clinicamente eficazes de reparação óssea. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto FCT “InSilico4OCReg” (PTDC/EME-SIS/0838/2021). Ver mais.