Laboratórios para o ensino de engenharia biológica e química: troca de impressões entre a Universidade de Bath e o Técnico

O ensino prático e laboratorial é fundamental à formação de engenheiros químicos e biológicos. A expectativa é proporcionar aos alunos um maior número possível de experiências fundamentadas nas especializações dos respetivos Departamentos para adquirirem competências analíticas, de comunicação científica e de trabalho de equipa, entre outras.  Contudo, o ensino laboratorial tem vários desafios desde o investimento de tempo para alunos e professores, assim como os recursos físicos e experimentais. Nos dias 23 e 24 de fevereiro, a propósito de uma visita da Profª. Eleni Sikou e da Drª. Brigite Rodrigues, do Departamento de Engenharia Química da Universidade de Bath, realizou-se um workshop sobre uma troca de experiências relativas à prática de ensino laboratorial. O evento reuniu cerca de 15 membros dos Departamentos de Bioengenharia e Engenharia Química do IST que partilharam diversas práticas, desafios e possíveis soluções para uma gestão eficiente dos laboratórios de ensino.