INBIO Escola de Verão Ciência Viva 2021 termina com um Beat

Tendo a sua edição inaugural este ano, a Escola de Verão Ciência Viva "Introdução aos Biosinais (INBIO)" acolheu um grupo de estudantes do ensino secundário altamente motivados entre 19 e 23 de Julho no IT - Instituto de Telecomunicações. Organizada conjuntamente pelo Departamento de Bioengenharia do IST (DBE) e pelo Departamento de Engenharia Electrotécnica e Informática (DEEC), a acção incluiu aulas teóricas e práticas, visitas ao museu Faraday e ao sistema de imagem médica por microondas no IT, bem como um testemunho em primeira pessoa do spin-off Clynx do IST, co-fundado por um ex-aluno do DBE. Os alunos foram levados numa viagem que incluiu uma Introdução aos Biosinais (Dra. Ana Sebastião, FMUL / iMM), Modelação de Sistemas Fisiológicos (Prof. Margarida Diogo, IST-DBE / iBB), Instrumentação Biomédica e Aquisição de Sinais (Prof. Hugo Plácido da Silva, IST-DBE / IT), Processamento de Biosinais (Prof. João Sanches, IST-DBE / ISR), Programação Arduino (Investigadora Maria Brites, IST / ISR), Inteligência Artificial em Bioengenharia (Prof. Ana Fred), Fotopletismografia (Investigadora Afonso Raposo, IST / IT), Codificação e Análise de Vídeo (Prof. Paulo Correia, IST / DEEC), e Energia sem fios (Prof. Beatriz Borges, IST / DEEC). Durante as actividades práticas os alunos montaram o seu próprio IST NEEC Arduino, com o qual também construíram um monitor cardiovascular pessoal elementar. Os organizadores agradecem a todos os que fizeram desta acção um sucesso, como demonstram as notas mais altas atribuídas pelos estudantes nos questionários de avaliação de qualidade.